Blog

Início » Blog » Medidas Provisórias


07/07/2015


Medidas Provisórias



Medida Provisória

Pela legislação, MPs só devem ser editadas em casos de relevância e urgência

A Medida Provisória (MP) é uma norma legislativa adotada pelo presidente da República que, pela sua definição, deve ser editada somente em casos de relevância e urgência. A MP começa a vigorar imediatamente após sua edição, mas, para virar lei, precisa ser aprovada pelo Congresso.

Em abril de 2002, o Congresso aprovou a Resolução 1/02, que instituiu novas regras sobre a apreciação das MPs pelo Legislativo. Por essas regras, as MPs têm duração de 60 dias, e não mais de 30 – como ocorria anteriormente –, podendo sua vigência ser prorrogada por igual período, caso não sejam aprovadas no prazo inicial. A MP que não obtiver aprovação na Câmara e no Senado até o prazo final perde a validade desde a edição, ficando o presidente da República impedido de reeditá-la na mesma sessão legislativa.

O exame de uma MP começa sempre pela Câmara, após análise da matéria por uma comissão mista específica. No caso de uma MP abrir crédito orçamentário, seu exame é feito pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O prazo para a comissão emitir o parecer é de 14 dias. Depois de aprovado o parecer, ou vencido o prazo para o pronunciamento da comissão, a MP é enviada à Câmara, que, se aprová-la, remeterá a matéria ao Senado. Se o texto for modificado pelos senadores, a matéria retornará à Câmara para nova análise.

Decorridos 45 dias da publicação sem que a MP tenha sido votada, a deliberação dos demais projetos em pauta na Casa em que estiver sendo examinada fica obstruída até que a MP seja apreciada ou se extinga o prazo de sua vigência. 

No exame da MP, a comissão mista deve manifestar-se quanto aos aspectos de relevância, urgência, mérito, adequação financeira e orçamentária. Caso a comissão decida alterar o texto original da MP enviada pelo governo, será apresentado um projeto de lei de conversão (PLV), que passará a tramitar no lugar da MP. Se a MP for aprovada pelo Senado e pela Câmara sem alterações, é submetida à promulgação do presidente do Senado. Quando é aprovado o PLV, o texto é enviado à sanção do presidente da República. No caso de veto total ou parcial, seu exame pelo Congresso segue as mesmas regras com relação a projeto de lei.

Na hipótese de a MP ser rejeitada pela Câmara ou pelo Senado, o presidente da respectiva Casa deve comunicar o fato imediatamente ao presidente da Republica, além de baixar um ato declaratório de rejeição da MP, que é publicado no Diário Oficial da União.

Entretanto, quando se esgota o período integral de validade da MP sem que a matéria tenha sido apreciada, cabe ao presidente da Mesa do Congresso comunicar o fato ao presidente da República e expedir ato declaratório de encerramento do prazo de vigência da MP. Nos casos de rejeição ou extinção do prazo de validade da MP, o Congresso edita um decreto legislativo disciplinando as relações jurídicas decorrentes do período de vigência da matéria.

A legislação impede que o presidente legisle, por meio de MPs, sobre assuntos relacionados à nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos, direitos penal, processual penal e processual civil, planos plurianuais, orçamentos e créditos suplementares. As MPs foram criadas pela Constituição de 1988 e substituíram o decreto-lei.

Helena Daltro Pontual

Fonte: http://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/medida-provisoria-1


Categoria: Notícias
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

dica; entrevista; emprego; como se comportar; timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato frio inverno 21 de junho estação meteorologia governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores trabalho segurança acidentes epidemia morte brasil comportamento Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad Pesquisa Catho anúncios empregos abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos vagas emprego momentos desligar obrigações profissionais distrair distrações sensação nada Não dizendo eliminar atividades recreativas vida preserve reduza plano de ação é conseguir um emprego é hora de começar a batalhar por um. Nós sabemos que independente de onde você mora está cada vez mais complicado encontrar um emprego. email dicas profissionais como escrever emails sucesso hábitos profissional 9 hábitos para manual do sucesso mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe carnaval blumenau feriado Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; temporárias recrutar final do ano linguagem corporal informação pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho fala jovem mercado de trabalho entrevista tv legislativa Blumenau TVL rotina correria rendimento dicas lista coisas a fazer prioridades Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. erros de português erros comuns carreira confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes rabalho calma descanso silêncio informais comentários conversas debates vivemos correndo clima organizacional talento atração retenção motivação



HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: