Encontre sua vaga ideal
pela Busca Avanada

Blog

Início » Blog » Se aposentando...


11/09/2015


Se aposentando...



Se aposentando . . .

Do livro: O que é escolha profissional – Dulce Helena Penna Soares. Ed. Brasiliense, 2009

 

Bem, já escolhemos a profissão, já planejamos a carreira, já vivemos 30 a 40 anos no mundo do trabalho, dando a nossa contribuição social e agora chegou a hora de se aposentar. À primeira vista parece o melhor momento da vida! “Enfim, vou poder ganhar sem trabalhar! Vou poder só descansar!”

Mas não é bem assim. Um grande número de profissionais, com tempo de serviço e condições legais para se aposentarem não querem fazê-lo. Sentem medo de não ter o que fazer, como ocupar tanto tempo do seu dia, antes dedicado somente ao trabalho! Este vai se tornar “tempo livre”.

        Aposentar-se também é uma escolha!

Puxa, a gente não para nunca de escolher? Até para “não fazer nada” preciso decidir, refletir e me preparar! Mas é complicada esta vida profissional, pensei que seria mais fácil!

O trabalho é central na vida das pessoas. Toda nossa vida está de alguma maneira vinculada ao trabalho e é definida por ele. Conforme a profissão escolhida, temos um tipo de vida. Por exemplo, se decidimos pela carreira militar, provavelmente estaremos sempre viajando, morando em cidades diferentes, assumindo cargos cada vez com maior responsabilidade para subirmos na carreira militar. Isso acarreta um tipo de vida para a nossa família, obrigada a nos acompanhar em todas estas mudanças!

Então, a profissão também nos permite construir uma identidade profissional, e muitas vezes a pessoa é confundida com o trabalho desempenhado. Por exemplo, dois jovens conversando: “Sabes o pai de fulano, o fiscal da receita, pois é, ele adora futebol”. Então, o pai do amigo é “o fiscal da receita”, este é o “sobrenome profissional dele”. E assim também para os funcionários das grandes empresas. O “fulano de tal da Eletrobrás”, o “beltrano é da Caixa”. A empresa passa a fazer parte do nome da pessoa, e ele é apresentado socialmente sempre com mais este sobrenome.

Então, como é se aposentar? É deixar de ser o “engenheiro de PETROBRAS” para ser quem? Um aposentado? Muitas vezes, gentilmente denominados como “inativo”.  Este é mais um momento de escolha, em que é preciso se preparar, refletir sobre sua trajetória profissional, avaliar todas as realizações e o que ainda não foi feito para poder decidir qual o melhor momento para deixar de trabalhar!

Quando nos aposentamos, saímos de um emprego, de uma instituição, de um local que nos abrigou durante tantos anos. Os profissionais liberais muitas vezes não podem se dar ao luxo de se aposentarem, pois com certeza seu salário vai diminuir e muito.

Quem se aposenta não é o contador “João do Banco do Brasil”. É uma pessoa com sua história de vida, uma trajetória profissional, ingressou no banco com 18 anos como office-boy, fez sua vida dentro dele, o banco se confunde com sua vida pessoal e familiar. Todas as conquistas foram dentro do banco, subiu de cargo, agora é gerente, estudou pós-graduação, mas sempre em função do banco. Como deixar tudo isso para tornar-se um inativo!?

Voltamos à questão da primeira escolha, aquela da juventude! O que eu gostaria de ter escolhido aos 18 anos? Quais eram os meus sonhos? Será que consegui realizá-los durante minha vida, até agora? Com certeza sempre encontraremos algo que ficou para trás. Algum sonho como: aprender a tocar violão, saber falar uma língua estrangeira, ou conhecer a Índia. Pois agora chegou a hora de realizar os sonhos que ficaram para trás. Esta pode ser a saída para resolver a angústia de deixar de trabalhar. Encontrar os sonhos de juventude perdidos. Aquele passeio de moto pelo Brasil afora conhecendo do Oiapoque ao Chuí, ou aquela viagem pela América Latina! Agora temos dinheiro – pelo menos alguma condição construída nestes 30 a 40 anos de trabalho. E temos tempo, muitas vezes foi a nossa desculpa para não fazer as coisas!

Fonte: http://instserop.com.br/se-aposentando/


Categoria: Comportamento
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

prefeitura maio amarelo maio blumenau transito acidentes blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau felicidade rabalho otivação rescimento profissional ualidade de vida atisfação reconhecimento rofissional iramide de maslow sicológico ator motivacional email dicas profissionais como escrever emails trabalho governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato timidez extrovertido introvertido brainstorms gestores profissional de rh recursos humanos rh dia do profissional de recursos humanos comportamento Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos ansiedade; A ansiedade; sensação; sentimento; decorrente; excessiva; excitação; Sistema Nervoso; Central; consequente; interpretação; situação; perigo; desencadeante; real; palpável ansiedade; estímulo; características; subjetivas; 
A ansiedad carnaval vagas empregos feriado aprendizagem novação rofissional descartado fala jovem mercado de trabalho entrevista tv legislativa Blumenau TVL mães mãe dia das mães campanha entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo temporárias recrutar final do ano confraternização mpresa ndomarketing ntegração etores alestras ventos quipes trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; sucesso hábitos profissional 9 hábitos para manual do sucesso filhos salário sossego carreira status quo motivação aposentadoria escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional dicas frio inverno 21 de junho estação meteorologia segurança epidemia morte brasil horário de verão fim do horário de verão ajuste seu relógio horário Dia Profissional RH procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais linguagem corporal informação pensando observar mente momento antagem poderoso agilizar caminho jovens armadilhas geração y juventude



HORRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: