Blog

Início » Blog » 10 características do bom clima organizacional


14/10/2015


10 características do bom clima organizacional



10 características do bom clima organizacional

Um bom clima organizacional é capaz de gerar benefícios expressivos para qualquer organização e isso inclui: resultados diferenciados para os negócios, ambiente propício para a atração e a retenção dos talentos, bem como um campo fértil para um ambiente propício ao surgimento de ideias criativas que quando colocadas em práticas podem dar uma guinada significativa nos processos de gestão. Vejamos abaixo, algumas características de um ambiente organizacional saudável.

1 - Sabemos que as fofocas sempre permeiam os locais de trabalho. Contudo, em uma empresa aonde o clima organizacional é fortalecido por ações de Gestão de Pessoas, as fofocas e os boatos infundados perdem força, porque se deparam com um antídoto altamente eficaz: a maturidade e a conscientização dos profissionais que veem nesse tipo de atitude, perde de tempo.

2 - Em um clima organizacional equilibrado, a competitividade saudável faz-se sempre presente e os fins não justifiquem os meios. Nesse tipo de empresa não é preciso "atropelar" os pares, os colegas de trabalhos para conquistar novos degraus e alcançar a tão sonhada ascensão profissional.

3 - A presença contínua do espírito de equipe é outro diferencial que caracteriza o bom clima organizacional. Nessa organização, as pessoas têm a consciência de que precisam unir forças para atingir objetivos e superar obstáculos que, por vezes, parecem ser intransponíveis.

4 - O feedback contínuo das lideranças é uma ferramenta valiosa e que contribui ativamente para que o clima organizacional torne-se saudável. Isso porque, essa ferramenta de Gestão de Pessoas gera segurança para que os talentos tenham consciência daquilo que a empresa espera deles e, dessa forma, possam apresentar uma entrega e uma performance diferenciada.

5 - A presença da comunicação clara e acessível entre líderes e liderados é outro fator indispensável para que o clima organizacional mantenha-se na linha de equilíbrio. Isso se justifica porque os liderados têm a chance de recorrer às lideranças em qualquer momento, seja numa fase crítica para pedir ajuda ou mesmo em algum momento tranquilo, para apresentar ideias que venham a agregar diferenciais positivos aos processos de gestão da companhia.

6 - Em uma empresa aonde o clima organizacional torna-se salutar, é visível o nível de comprometimento da equipe para o atingimento e superação de metas. Não são raros os profissionais que oferecem uma entrega além daquela que é esperada pela empresa e isso acontece naturalmente, sem que o gestor precise pressioná-los. Eles entregam aquilo que possuem de melhor, porque acreditam que fazem parte do todo em que se encontram inseridos.

7 - A comemoração das conquistas entre o time e o líder é sempre uma constante, pois as vitórias são consideradas um mérito resultante do trabalho de todos e não de um profissional isolado. E vale aqui um registro: a comemoração não precisa ser uma balada, e pode acontecer até mesmo durante uma "simples" reunião de rotina.

8 - O reconhecimento daqueles que se destacam pelo empenho diferenciado, para que sirvam de estímulo e de exemplo para seus pares também se torna uma rotina quando o clima organizacional é saudável. Afinal, o esforço diferenciado de um profissional também deve ser reconhecido e isso sempre é aceito pelos colegas como satisfação e nunca como motivo para disputas pessoais ou gerações de sentimentos negativos como a inveja, por exemplo.

9 - Quando a empresa possui um clima organizacional bom, equilibrado, a redução do turnover e do absenteísmo são uma constante. Afinal, os colaboradores sentem-se estimulados a permanecerem no ambiente em que atuam e não desviam suas atenções para empresas concorrentes.

10 - Sensível sentimento de pertencimento ao time e que o trabalho que é desenvolvido tem valor. Esse é um dos pontos mais valiosos que o clima organizacional saudável e valorizado pela Gestão de Pessoas de uma empresa, costuma proporcionar às pessoas que nela atuam. E quando isso acontece, ao acordar o profissional vê sentido em levantar e ir para a empresa, desempenhar sua função. O sentimento de que ele levantará para mais um dia de "batalha" no emprego simplesmente inexiste e seu desempenho tende a melhorar cada vez mais.

Fonte: http://goo.gl/5yzkL7


Categoria: Dicas Profissionais
0 Comentário(s)


Comentários


Enviar Comentário


« Artigo anterior Próximo Artigo »


TAGS

procura emprego é manter perfis nas redes que não comprometam a sua imagem profissional. Já para funcionários não terem problemas com o seu contratante ela aconselha atenção às políticas de atuação da empresa nas redes sociais mães mãe dia das mães campanha trabalho entrevista de emprego emprego de mãe amor de mãe erros de português profissional erros comuns carreira dicas profissionais clima organizacional talento atração retenção motivação A motivação é uma constante nas conversas. Parece que ela é mais valiosa do que ouro já que está em falta em quase todos os lugares. As pessoas se queixam da falta de motivação muito mais do que podem perceber. prefeitura maio amarelo maio blumenau transito acidentes blitz dia sem carro maio amarelo em blumenau prefeitura de blumenau entrevista comportamento dicas Lidar diferenças pessoas grande desafio qualquer relacionamento especialmente precisamos bem uns outros realizar algo juntos carnaval vagas empregos feriado ambiente trabalho; desafios das organizações é a retenção de talentos que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato gestão tempo essencial vendedor função bastante dinâmica produtividade equipe vendas contatos fechar pedidos aumentar desempenho gestão de tempo Dicas cartilhas e vídeos de como fazer como implantar como resolver momentos desligar obrigações profissionais distrair distrações sensação nada Não dizendo eliminar atividades recreativas vida preserve reduza felicidade rabalho otivação rescimento profissional ualidade de vida atisfação Pesquisa Catho anúncios abertos francês língua pedida inglês espanhol vantagens chinês falada mundo conhecer japonês portas Brasil tabela requisitos emprego Blumenau; sétima; cidade; país; geração empregos; trabalho voluntário currículo voluntariado voluntário aposentadoria escolha profissional profissão tempo de serviço aposentar decisão vida profissional rotina correria rendimento lista coisas a fazer prioridades crise livre email como escrever emails temporárias recrutar final do ano governo senado legislação trabalhadores carga horaria mp redução salarial jornada de trabalho senadores dia do trabalho dia do trabalhador trabalhador datas comemorativas 1 de maio aprendizagem novação rofissional descartado frio inverno 21 de junho estação meteorologia comportamento; mudança; inovação; melhor; coisas novas dica; entrevista; emprego; como se comportar; Dia Profissional RH sucesso hábitos 9 hábitos para manual do sucesso



HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Matriz - Segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs não fechamos para almoço.

Acompanhe-nos: